Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

volto já

para quem pertence a vários lugares

volto já

para quem pertence a vários lugares

Estes lugares vão mudar a forma como olha o mundo

Viajar transforma. Muda a forma como olhamos para o mundo e a nossa maneira de estar na vida. Há lugares que têm esta capacidade transformadora, que conseguem deixar marcas permanentes - são estes lugares que apresentamos a seguir.

 

Tal como existem pessoas que conseguem mudar a nossa vida, há lugares que têm a capacidade de alterar a nossa maneira de estar no mundo. Viajar é a melhor forma de nos conhecermos, seja sozinho ou acompanhado. Coloca-nos à prova diante da experiência e determina a nossa capacidade de desenrasque, risco ou de testar a nossa zona de conforto. Viajar é um termómetro para a nossa paciência e determinação. E isto serve para qualquer e simples viagem.

 

Agora, há lugares que mudam completamente a nossa perceção de olhar o mundo, seja para o passado ou futuro. Por isso apresentamos 13 locais que todas as pessoas deveriam conhecer, pelo menos uma vez na vida, para se sentirem diferentes. Com isto não queremos dizer que estas viagens servirão para mudar a nossa vida, mas ajudarão a olhar para ela de outra forma. Porque viajar é, também, somar conhecimento.

 

1. Auschwitz

Auschwitz@pixabay

Se há lugar no mundo que tem a capacidade de nos embrulhar e reduzir-nos a nada é esta rede de campos de concentração Nazi durante a II Guerra Mundial na Polónia. Mais, é difícil descrever o que se sente quando lá se entra. Façam um favor a vós próprios, visitem e sintam.

 

2. Japão

É a casa dos bons costumes, tradições, civismo, modernidade e hospitalidade. Mexam tudo isto num 'shaker' e sai de lá o Japão. Quem visita este país muda e começa a olhar diferente para a forma como nos comportamos dentro de uma carruagem de metro, restaurante ou bar. Além disso, no Japão podem encontrar o Memorial da Paz de Hiroshima, um lugar que não deixa ninguém indiferente.
 

3. Islândia

É mais perto do que podemos imaginar e tão diferente do que conhecemos. Tem paisagens únicas e sentimos um vazio imenso quando percorremos as estradas islandesas, um vazio que nos faz bem. Além disso, mergulhar nos banhos termais ao ar livre e assistir à aurora boreal não tem preço.
 

4. Índia

India@pixabay

É daqueles clichés inevitáveis. Viajar até à Índia é como fazer uma caminhada espiritual com os seus templos e palácios imponentes e ao, mesmo tempo, um murro no estômago, seja pela pobreza ou desigualdade de géneros.
 

5. Açores

Este conjunto de ilhas consegue mudar-nos por estar aqui tão perto e ser tão fascinante. As suas paisagens verdejantes e os seus vulcões inativos, ornamentados com vegetação são espetaculares. Fazer uma caminhada nos trilhos da ilha de São Miguel é como um fim de semana num SPA.
 

6. Memorial & Museu Nacional do 11 de setembro

Memorial 11 setembro@pixabay

A proximidade deste acontecimento não deixa de surpreender quem passa por Nova Iorque. O local poderia ser mais respeitado, é verdade, e mais solene, mas quando olhamos para a árvore que ainda permanece no mesmo local dos trágicos acontecimentos de 11 de setembro, não conseguimos deixar de sentir um arrepio na espinha.
 

7. Austrália

Um país imenso e mesmo assim com uma população reduzida. Um país tão afastado da Europa e mesmo assim com os nossos costumes. Um país onde podemos encontrar animais únicos, plantas únicas, praias espetaculares, desertos imensos, cidades grandes e organizadas. Tudo isto num só país, tudo isto só é possível na Austrália.
 

8. Madagáscar

Oitenta por cento dos animais e plantas de Madagáscar são únicos, não existindo outros iguais fora desta ilha africana. A biodiversidade deste país é uma das mais ricas do planeta. Um lugar para os que amam ver os animais no seu habitat natural.
 

9. Antártida

Antártida@pixabay

Quando alguém nos pede lugares para férias ou visita, não nos lembramos da Antártida, o deserto branco deste planeta. Por ser um dos lugares mais intocáveis da Terra, a Antártida é um desafio a nós próprios, mesmo que seja em turismo.

 

10. Caminhos de Santiago

Mais do que um destino (Santiago de Compostela), os caminhos que os peregrinos percorrem para cumprir as suas promessas são um cumprimento do destino. Seja a sair de Portugal, Espanha, França ou Itália, quem o percorre nunca mais esquece, muito menos o momento em que se depara com a Catedral da cidade galega. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (em Espanha em 1993 e em França em 1998).
 

11. Amazónia

A Amazónia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e contém a maior biodiversidade numa floresta tropical no mundo. Isto faz deste lugar, que ocupa o território do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, o lugar mais especial do planeta Terra para os amantes da natureza. Contudo, uma visita requer cautela e precaução.
 

12. Vaticano

Entrada para o Vaticano

Sejam religiosos ou não, o Estado do Vaticano não deixa ninguém indiferente. É sobretudo o ponto alto para todos os católicos, mas os amantes de arte e arquitetura podem admirar as obras de arte mais importantes que o mundo já conheceu. Além disso, na Basílica de São Pedro, percorrer os corredores onde estão sepultados a maior parte dos Papas é uma experiência única.

 

13. Roma

Forum Romano@pixabay

No ano 117, o Império Romano atingia o seu pico na extensão geográfica da Europa, norte de África e parte da Ásia, contribuindo para um legado importantíssimo e permanente na nossa arquitetura, política e sociedade. Quando estiverem no Fórum Romano, lembrem-se que ali estão mais do que pedras em ruínas, ali esteve o centro do mundo.