Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

volto já

para quem pertence a vários lugares

volto já

para quem pertence a vários lugares

Uma viagem pelo mar do Chef Rui Paula

Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira

 

Entrar no Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, Matosinhos, é fazer uma viagem ao mar, mas sem molhar-se. Perfeitamente entranhado nas rochas, este espaço comandado pelo Chef Rui Paula, inaugurado em julho de 2014, é obrigatório para os amantes do peixe e marisco.

 

Idealizado pelo famoso arquiteto Siza Vieira, entre os anos de 1958 e 1963, a Casa de Chá Boa Nova foi, em 2011, alvo de profundas obras de requalificação por parte da Câmara de Matosinhos, novamente sob a orientação de Siza Vieira, sendo a concessão do imóvel entregue ao Chef Rui Paula, que tem agora a missão de o tornar um dos restaurantes mais aclamados do país e assim conseguir chegar, de uma vez por todas, às esperadas Estrelas Michelin.

 

A nossa visita ao Restaurante Boa Nova decorreu durante o almoço e acreditamos que este seja o melhor horário para desfrutar deste espaço, isto porque conseguimos desfrutar das vistas para o Oceano Atlântico sem impedimentos de luminosidade. O espaço é aconchegante e convidativo para uma refeição a dois ou mesmo entre amigos, mas sempre preservando a intimidade de quem gosta de ser acompanhado apenas pelo som do mar.

 

O peixe e marisco comandam, como esperado, a carta deste restaurante, fazendo jus à sua localização e ao ambiente inserido.

 

Ofertas do Chef

 

O Chef Rui Paula gere igualmente o DOP, na baixa do Porto, e o DOC, na Folgosa (concelho de Armamar), na marginal entre a Régua e o Pinhão, e já nos habitou a que as suas refeições sejam organizadas ao pormenor, acrescentando-lhe sempre um elemento de surpresa, com são as ofertas antes de cada refeição. Tudo é preparado ao pormenor e as apresentações são sublimes, sabendo orientar na perfeição esta viagem pelo mar.

 

Ofertas do Chef

 

As ofertas do chefe servem de apresentação para o que aí vem e Rui Paula não se inibiu de oferecer todos os truques na manga para agradar os seus clientes. Este Chef portuense sabe misturar perfeitamente os sabores, fazendo com que cada garfada seja um festival para as nossas papilas gustativas, sempre com o mar ligado às sensações.

 

Caldeirada de Marisco

 

Como prato principal escolhemos a Cataplana de peixe e marisco e a escolha resultou acertada. Neste prato reunimos peixe, camarão, lagostim, perfeitamente aromatizados e tudo de grande qualidade. Para acompanhar, umas bem confeccionadas batatinhas novas.

 

Sobremesa com beterraba

 

Foi-nos recomendada uma sobremesa de espargos, beterraba, romã e mousse de iogurte, que nos fez estranhar e ao mesmo tempo querer comprovar este mix de vegetais que se iriam transformar num prato doce. Tudo trabalhado em várias texturas deu esta obra que podem verificar na fotografia. Aqui, o Chef excedeu-se e passou com distinção.

 

Existem ainda pratos de carne e dois menus de degustação (Atlântico, Mar e Terra) de oito pratos e outro (Boa Nova) de quatro. Os preços destes menus variam entre os 85€ e os 120€

 

No final, todos os convidados vão conhecer os bastidores do restaurante numa visita pela cozinha, guiada pelo próprio Chef. Nota ainda para a impressionante garrafeira dotada de quase 800 referências.

 

O Chef Rui Paula voltou a acertar em cheio e esta viagem pelo mar merece uma segunda visita da nossa parte, agora para jantar.

 

Preço médio por casal: 100 euros, excluindo os menus de degustação

2 comentários

Comentar post