O Bi-sushi, em Vila Nova de Famalicão, situa-se entre o Parque da Cidade e o centro, ao lado do edifício da CESPU. É um espaço pequeno, apenas com sete mesas (18 lugares), mais um balcão que pode acomodar mais cinco clientes.

 

À entrada, o que salta mais à vista é a forma como os proprietários conseguiram criar um restaurante intimista sem parecer claustrofóbico. Depois de instalados, não hesitem em pedir as entradas. Recomendamos, sem sombra de dúvida, o carpaccio de robalo ou o biscoito de caranguejo real. Se preferirem uma experiência completa peçam uma mistura das melhores entradas (com tempuras de camarão e guiozas) e o vosso desejo será concedido, mostrando que aqui o mais importante é a satisfação do cliente.

 

Com isto teremos de partir para o lado menos bom do Bi-sushi, que ao mesmo tempo é uma vantagem, mas não para todos os clientes. Este restaurante só abre à noite e o serviço de takeaway deverá ser feito, pelo menos, com um dia de antecedência. Em conversa com a co-proprietária, foi-nos dito que preferem ter um horário limitado e servir produtos frescos, em vez  de defraudar os clientes com menus executivos, e rápidos, ao almoço, algo que não permite essa mesma excelência de produto. Durante o dia, o sushiman, que partilha a gerência do restaurante com a empregada de mesa, gasta o seu tempo a escolher o melhor peixe para servir ao jantar aos seus clientes e é aqui que o Bi-sushi se destaca, porque frescura e qualidade num peixe que se vai servir cru são o epicentro de qualquer experiência gastronómica num restaurante japonês.

 

Voltando à comida, de seguida, peçam um mix combinado de 36 peças, entre sushi e sashimi, à escolha do sushiman. Esta será a escolha mais acertada e façam o favor de acompanhar a vossa refeição com uma sangria de sakê.

 

Para terminar o jantar, o cheesecake de lima cairá que nem uma almofada no vosso estômago.

 

Numa altura em que os restaurantes japoneses parecem estar já a sair do panorama das tendências culinárias em Portugal, o Bi-sushi apresenta-se com uma fórmula de sucesso: simplicidade e qualidade num restaurante despretensioso, tal como deveria ser a fórmula da felicidade.

 

Notas: o combinado de 36 peças custa 29 euros, exceto ao domingo que tem um preço especial de 26 euros, seja no restaurante ou takeaway. Reservem a mesa ou encomendem o vosso sushi sempre com antecedência.

 

Para mais informações, reservas ou encomendas consultem a página oficial do Facebook

 

Bi-sushi
Av Marechal Humberto Delgado, 330
Vila Nova de Famalicão
Aberto de terça a domingo, das 19h às 23h

Preço médio no restaurante por pessoa: 25 euros

 

*créditos fotografia: Espaço Mude e Bi-sushi